Blog  

Anatel adia mais 1 vez decisão de novo e 5G no Brasil

0 Comentários
888
13 Dez 2019

Anatel adia mais 1 vez decisão de novo e 5G no Brasil 

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou nesta quinta-fera (12) mais uma vez um dos primeiros passos para iniciar o projeto de implementação do 5G no país. Com o acúmulo de mais um atraso, a previsão agora é de que o edital saia apenas no segundo semestre do ano que vem e, portanto, a tecnologia seja liberada para funcionar por aqui somente em 2021.
 
O adiamento aconteceu por um desentendimento entre conselheiros da agência. Primeiro, o relator do processo, Vicente Aquino, propôs um plano de divisão de frequências em lotes para dar espaço para pequenas operadoras. Em seguida, Emanoel Campelo fez um "pedido de vista" — ou seja, uma solicitação de adiamento para que uma pessoa possa analisar melhor um projeto. Isso adiou a decisão para a realização de debates, já que o grupo estava dividido e as grandes empresas do setor não curtiram a divisão.
 
Agora, na última reunião do ano, Campelo propôs um retorno às regras originais e Aquino pediu novo adiamento — o que foi negado pelo presidente da agência. Entretanto, outro conselheiro, Moisés Moreira, solicitou vistas em seu próprio nome e conseguiu travar o processo.
 
E agora?
O voto de Moreira será decisivo para saber se o plano de divisão de Aquino ou a volta às raízes de Campelo (que diz ser arriscado implementar um novo modelo de leilão na chegada de uma nova tecnologia) será escolhido como modelo do leilão.
 
Com a escolha, o edital deve seguir para consulta pública e, em seguida, iniciar os processos de realização do leilão das frequências com as operadoras — 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Além disso, as empresas de infraestrutura em telecomunicações que vão trabalhar com elas também serão definidas nesse período.
 
Além do atraso no leilão, o 5G brasileiro tem outros obstáculos: uma possível interferência de uma das frequências com o sinal de antenas parabólicas e a polêmica na escolha ou não da Huawei, possivelmente graças a uma pressão política dos Estados Unidos, atualmente em guerra comercial com a fabricante.
 
0.0
Última Modificação: sexta 13 dezembro 2019 11:39
Artigos Relacionados: Manifestantes realizam novo protesto no Paraguai pela abertura da fronteira Atualização Brasil TV (Mobile) V2.17.5 - 17/09/2020 Venha conhecer o Servidor IPTV E CS Belo Jardim Parceiro do Azbrasilbr Aplicativo BrasilTV V2.16.6 Atualização - 11/09/2020 Homem é preso com mais de R$ 80 mil em mercadorias ilegais Pluto TV serviço de streaming será lançado no Brasil em dezembro Eletrônicos e mais de R$ 16 mil em dinheiro são apreendidos pela Receita Federal CNN Brasil negocia fusão com rede nacional de TV Novo canal estreia dia 22 de junho na grade da operadora Claro tv MEUFILME,Mais de 200 Séries adicionadas em alta qualidade,Confira!! 22/05/2020
Anatel adia mais 1 vez decisão de novo e 5G no Brasil

Sem comentários ainda...

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.