Blog  

5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM

0 Comentários
631
11 Set 2019

5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM

Operadora defende que o leilão seja realizado logo e pontua exageros quanto a possível interferência da conectividade na TV satelital.
 
Inicialmente agendado para março de 2020, o leilão do 5G deve ganhar uma nova data em breve. O motivo é a possível interferência na TV aberta via satélite da frequência de 3,5 GHz, que será utilizada pela conectividade de quinta geração.
Resultado de imagem para ANTENA KU INSTALADA
Entretanto, analistas e entidades do setor de telecomunicações divergem sobre o assunto. Uma delas é a TIM, que não vê o tema com tanta rigidez ou preocupação. Na visão da operadora, o problema acontece em poucos casos.
 
“A mitigação da interferência é simples de ser feita no 3,5 GHz. O problema acontece em poucos casos, como quando você tem uma transmissora direcionada para uma retransmissora, aí pode ter interferência. Ou quando as antenas 5G e de TVRO estiverem muito próximas. A dimensão que se está dando ao problema não é real”, explicou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM.
 
No Brasil, nos testes da operadora, não houve qualquer registro de interferência em parabólicas. Um deles foi feito em Florianópolis e o mais recente na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.
 
A TIM não descarta a existência de políticas públicas no leilão, mas diz que a Anatel precisa dimensionar a questão de uma maneira correta e justa para as empresas participantes.
 
O executivo afirma que há uma busca por soluções para o cliente afetado. Entretanto, de início, a possibilidade de interferência é baixa, já que o 5G chega primeiro nas grandes cidades, onde o uso da TVRO é menor.
 
Para Leonardo, a precaução deve ser do tamanho ideal e o leilão deve ser realizado logo, para que o país comece a explorar os benefícios da tecnologia.
 
“Quando houve o leilão de 700 MHz foi a mesma coisa. Hoje estamos usando a frequência em 1,5 mil cidades. E não tivemos que fazer mitigação, instalar filtros, em nenhum caso”, comentou.
 

0.0
Última Modificação: -/-
Artigos Relacionados: Nova operadora via satélite é lançada com preço atraente e canais inéditos no país Presidente do Paraguai afirma que fronteira será a última a ser aberta no país Marca Azbox não desiste e vem com novidade no mercado dos alternativos confira Anatel não pode regular canais online de TV, diz área jurídica Concorrentes da ESPN se reforçam e canal da Disney não pode fazer investimentos; entenda SERVIDOR BELO JARDIM Não Perca Tempo passando raiva peça já o seu TESTE GRÁTIS!!! Sky leva jogo de futebol para a TV aberta em prol da população Netflix não terá mais período de teste grátis no Brasil Anatel não pode regular canais de TV na internet, diz área técnica Satélite da DirecTV pode explodir a qualquer momento por problemas na bateria
5G não ameaça a TV aberta via satélite segundo a TIM

Sem comentários ainda...

Deixe uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.